Foto: Cuia Guimarães

 

Mario Seguso, nascido na ilha de Murano, Veneza - Itália, em 1929, descende de uma das mais antigas e famosas famílias de mestres vidreiros, estabelecidos desde 1300, em Murano.
A Família Seguso encontra-se inscrita no “Livro de Ouro de Murano”, por ordem da Sereníssima República de Veneza, desde sua instituição, juntamente com outras famílias da ilha, igualmente ligadas à arte do vidro, adquirindo assim os direitos, os benefícios e as prerrogativas reservadas aos nobres.
Mario Seguso estudou no Instituto de Arte de Veneza, especializando-se em “design” e gravação em cristal, com os mestres Guido Balsamo Stella e Carlo Scarpa.
Em 1954, Mario foi convidado para executar peças especiais para a comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo. Encantado pelo Brasil, escolheu Poços de Caldas para se estabelecer, dando continuidade a sua genealogia em terras mineiras.
Fundou a Cristais Cá d'Oro, executando um trabalho sério, artístico no mais alto nível, conquistando o reconhecimento em todo território nacional e no exterior. Após anos a frente de sua empresa, preparou também sua continuidade através de seus descendentes. Hoje seu filho Adriano está a frente da organização, seguindo a tradição secular da família Seguso.
Mario Seguso mantém a essência da tradição dos séculos de experiência da sua família, porém sua arte revela forte influência das cores, cultura e tradições brasileiras.
Dentro da filosofia européia, na qual foi educado, Mario Seguso esquiva-se das improvisações e modismos passageiros, entendendo que o objeto criado deve, por si mesmo, afirmar-se e ser julgado após uma séria análise sobre as características nele contidas, não só da parte artística mas também das limitações técnicas e os mistérios que o vidro oferece.

inicial | algumas peças | Cá d'Oro

mande um e-mail